Institucional

A história do SINAPRO-RS traduz sua caminhada de mais de 36 anos, marcada pela garra e pelo diferencial na prestação de serviços às organizações que respondem pela atividade publicitária, alavancando negócios e desenvolvimento.

O Sindicato das Agências de Propaganda no Rio Grande do Sul foi a primeira entidade do gênero a operar no país, uma iniciativa que ganhou corpo em 1977, primeiramente como Associação de Agências de Propaganda, passando após um ano a exibir o título de Sindicato. O impulso para sua implantação se deu a partir da regulamentação da profissão de publicitário, regida pela Lei 4.680/65. Foi o então Ministro do Trabalho Arnaldo da Costa Prieto que assinou a primeira carta sindical para o RS, não tardando a criação de outras unidades nos demais Estados da Federação.

Nesta esteira, em 1983, os Sindicatos espalhados pelo país deram um empurrão para o surgimento de uma Federação, ampliando e fazendo ecoar a voz da força sindical país afora. Nascia assim a FENAPRO – Federação Nacional de Agências de Propaganda, que abriga todos os Sindicatos nacionais.

Os visionários da iniciativa foram os publicitários João Firme de Oliveira, Hesíodo Andrade e Daltro Franchini que constituíram a primeira diretoria do Sindicato, dialogando e discutindo os caminhos que levariam à FENAPRO, com apoio da ABAP- Associação Brasileira de Agências de Propaganda, que simultaneamente ganhava consolidação, projeção e espaço.

Ainda sob a tutela do Sindicato e das demais entidades de classe, foram lançadas as bases para a implantação da ALAP - Associação Latino-Americana de Propaganda, entidade que idealizou e realiza o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o maior evento da América Latina e também posicionado entre os mais importantes do mundo, afinando relacionamento com o trade das comunicações, numa verdadeira troca de experiências, apontando perspectivas, rumos e tendências de crescimento para o setor como um todo.